top of page

Edições Anteriores

 

 

2016 - Ciência Alimentando o Brasil

 

A 4ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, promovida pela Prefeitura de Campinas, ocorreu entre os dias 17 e 23 de outubro, como parte das ações da 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2016).  

 

Um dos principais objetivos da semana era fazer com que o público enxergasse a ciência e a tecnologia através de uma lente mais leve e divertida, abordando o tema numa dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.

A programação do evento incluiu palestras, visitas a museus, institutos de pesquisa, universidades, laboratório de P&D de empresas parceiras, entre outras atividades, incluindo diversos parceiros institucionais. 

Com destaque para as atividades no Museu Exploratório de Ciências da Unicamp em que foram realizadas três exposições: a exposição "Pátio Tempo Clima" composta por quatro objetos de aferição meteorológica (pluviômetros, heliógrafo, termômetros, manômetro) busca evidenciar conceitos importantes para a compreensão de clima e de tempo; enquanto a exposição  "Praça Tempo Espaço" demonstra por meio de experimentos as diversas formas de medir espaço e tempo, indicando como as medidas foram evoluindo até os dias de hoje; já a exposição "Cor da Luz: o Código das Cores" tem como objetivo criar obras de arte com cor-luz e mostrar a física e a ciência por trás desses fenômenos, além de oficinas de experimentação.

Este foi o quarto ano que Campinas promoveu a Semana. As atividades evidenciaram a presença da ciência no dia a dia das pessoas.

Visite a Galeria de Fotos completa - 2016 >

2015 - Luz, Ciência e Vida

 

A 3ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, promovida pela Prefeitura de Campinas, ocorreu entre os dias 19 e 25 de outubro, como parte das ações da 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2015).  O objetivo da Semana era abordar a área numa dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.

A abertura ocorreu no auditório do Anel de Luz Síncrotron, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Este foi o terceiro ano que Campinas promoveu a Semana. As atividades evidenciaram a presença da ciência no dia a dia das pessoas.

A novidade desta edição foi a Feira de Ciência e Tecnologia, que ocorreu no shopping Spazio Ouro Verde, com exposição de tecnologias desenvolvidas pelo Laboratório de Luz Síncrotron. A Feira interativa teve foco na popularização do conhecimento e das aplicações tecnológicas na sociedade. 


A programação do evento incluiu visitas a museus, institutos de pesquisa, laboratório de P&D de empresas parceiras, mostras de cinema, fóruns de discussões, entre outras atividades, incluindo diversos parceiros institucionais. A CPFL Energia mostrou o carro elétrico, e houve também demonstração de experimentos químicos: tintas invisíveis, escurecimento/limpeza de prata e fluorescência. A 3ª Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia teve o encerramento com o Festival Cultural da Cerveja no Parque Taquaral.

Visite a Galeria de Fotos completa - 2015 >

 

2014 - Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social

 

A 2ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, promovida pela Prefeitura de Campinas, Unicamp e Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, ocorreu entre os dias 13 e 19 de outubro, como parte das ações da 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014).  O objetivo da Semana era celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

 

Na abertura do evento e representando o prefeito Jonas Donizetti, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Samuel Rossilho, destacou que a Semana populariza o tema para a população e evidenciou as pessoas que produzem ciência e tecnologia no município. “Este evento será um marco para a consolidação deste processo, destacando ainda mais a cidade de Campinas como polo de ciência e tecnologia”, discursou Rossilho.

 

Ao todo, o evento contou com 5 tendas instaladas ao redor do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, com atividades simultâneas, que foram realizadas entre os dias 13 e 17 de outubro. Uma tenda abrigou a 1ª Expociatec, com o intuito de apresentar o trabalho das empresas incubadas na Ciatec – Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas. Um outro espaço foi destinado às instituições tradicionais de ciência e tecnologia, como forma de criar nichos de articulação entre iniciativa privada, políticas públicas, institutos, ações e os visitantes. A Sanasa realizou uma exposição sobre água de reúso, e atividades lúdicas, promovidas pelo CI&T e Clickideia, que teve como foco o público infanto juvenil, com objetivo de despertar o interesse pela área.

 

Também ocorreu uma programação complementar em outros locais da cidade com workshops, palestras e visitas de escolas em alguns institutos, como IMA, CTI, CPQD e CNPEM.

Visite a Galeria de Fotos completa - 2014 >

2013 - Ciência, Saúde e Esporte

 

A 1ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campinas, foi organizada pelo Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, tendo a Prefeitura como apoiadora. O tema foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil na época, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. O evento que teve início em 21 de outubro, foi realizado na Lagoa do Taquaral, com tendas montadas próximo ao Planetário para exposições e várias atividades abertas ao público, todas gratuitas.

 

A Semana ocorreu até 27 de outubro, e encerrou-se com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas. A Semana tinha por objetivo mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia , valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, além de atrair a atenção para a importância da C&T na vida de cada cidadão e no desenvolvimento do País.

 

A Lagoa do Taquaral foi escolhida porque é o local preferido pela população de Campinas para a prática de esportes e lazer na cidade e também de fácil acesso. Parte das programações aconteceram em tendas montadas no local e visitas nas empresas e instituições de pesquisa apoiadoras do evento: CPqD, destaque para Museu Exploratório de Ciências Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), CPFL, Rhodia, CNPEM e  CTI Renato Archer.

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo apoiou o evento como também a Secretaria de Educação que articulou com as escolas municipais o transporte gratuito de alunos de toda a cidade para participar da Semana. A Secretaria de Cultura participa com a programação de shows; a Secretaria de Saúde e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida também estiveram presentes no evento com palestras sobre temas de saúde; simulação de atendimento do SAMU; informações e demonstrações sobre tecnologias assistivas para crianças e Teatro de Bonecos – Turma do Bairro e atividades laborais (Lian Gong, Xiang Gong). A Secretaria de Esporte e Lazer promoveu jogos de mesa (dama, xadrez, dominó), circuito esportivo (salto, flexibilidade, força, equilíbrio e resistência), oficina de vôlei, areia, apresentação de ginástica rítmica, hip hop e grafite, oficina capoeira, ritmo e malabares com pandeiro, cama elástica, tobogã gigante, piscina de bolinha, grupo de escoteiros, aulas abertas de ginástica.

Visite a Galeria de Fotos completa - 2013 >

bottom of page